Conheça os tipos de persianas e saiba como usa-las
É fato, a decoração faz o ambiente. Com requintes de luxo e praticidade invejável, as persianas são as “cerejas do bolo” de qualquer decoração que se prese. Escolhidas a dedo pelo decorador, elas dão o ar de aconchegantes a qualquer estilo de decoração. Além dessa característica, todos os tipos de persianas, tem como sua principal função, regular a entrada de luz solar no ambiente, protegendo inclusive móveis e objetos da luminosidade.
Outro fator importante a se levar em conta é o custo benefício, pois muitos tipos de persianas são encontrados em valor menor que outras cortinas e com muita mais durabilidade. Mas, escolher a persiana correta não é uma tarefa tão simples assim, e deve ser realizada sob a orientação de um bom decorador acostumado com design de interiores.
Conheça os tipos e modelos de persiana e como usa-la corretamente
Persiana rolô, é o modelo mais prático e contemporâneo com design leve, possibilita a proteção de luminosidade sem bloquear a vista. Seu fechamento é no perfil blecaute, e quanto abertas ficam enroladas na parte superior. São encontradas em quase todas as varandas de apartamentos. Sua versatilidade permite sua instalação em áreas grandes e pequenas.
Persiana Romana, tende para um estilo mais clássico e arrojado, combinando com inúmeros perfis de decoração, além de proteger móveis e pisos sensíveis a luz solar. Quando retraída ela fica dobrada na horizontal, já fechada ela permite uma visão uniforme.
A persiana painel, indicada para janelas de grandes dimensões, tem eu seu estilo um diferencial na abertura, que ocorre lateralmente. É muito usado em portas de varandas, escritórios e grandes salões.
O modelo horizontal permite regular a entrada de luz graças ao basculamento de suas laminas, o que permite manter a visão do espaço exterior além do conforto e comodidade. O modelo mais vendido é o de alumínio (muito usado em cozinhas), mas é possível encontrar em madeira sintética e PVC (usado em banheiros e lavanderias), além dos modelos em madeira e bambu (tradicionalmente usados em quartos e comércios).
As persianas do tipo silhouette, possuem um design sofisticado, ideal para salas de estar e de jantar. Suas laminas claras, ou transparentes, controlam a luminosidade do ambiente enquanto parecem flutuar a frente da janela.

As dobras delicadas do modelo plissada proporcionam a ocupação do mínimo de espaço quando retraída. Perfeita para aplicação em vãos.
Um dos mais sofisticados modelos, a persiana celular é fabricada com tecidos em forma de colmeia, o que possibilita a criação de bolsões de ar, excelentes no desempenho térmico e acústico. Além disso, tem até 99% de proteção UV, preservando móveis, pisos e quadros.
Valer lembrar que todos os modelos de persianas podem ser automatizados, com dispositivos mecânicos e digitais que permitem seu controle e ajuste remoto por meio de sistemas instalados em painéis ou até mesmo em celulares, que emitem comandos em infravermelho ou via internet. Este sistema pode ser conectado em um controle digital de automação residencial. Os motores são minúsculos e instalados dentro do trilho da persiana, assim, quando acionado, realiza o trabalho de recolher ou estender.
Com inúmeras qualidades, a praticidade da persiana se estende até a limpeza. Algumas já possuem em sua fabricação, a função de inibir o acumulo de sujeira, mas no geral, sua limpeza é realizada fácil mente com o auxílio de um espanador ou aspirador de pó.
Extremamente útil, prática e perfeita para decoração, todos os tipos de persianas caíram no gosto dos decoradores e está presente em quase todos os projetos de design de interiores. Para você que mora em residências que a incidência de luz solar é alta, ou para você que procura um isolamento acústico e até para você que só deseja um ambiente bem decorado, a escolha certa é a persiana.